Data: 10/10/2017

Alunos do Ensino Médio participam do SEMINÁRIO CONTRA O EXTRATIVISMO E A MINERAÇÃO NO RS

No auditório da Faculdade de Economia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), na sexta-feira dia 06 de outubro foi realizado o Seminário contra o Extrativismo e a Mineração no Rio Grande do Sul, que em meio a moções de repúdio à mineração foram abordados e discutidos todos os assuntos relativos e interligados ao Bioma Pampa e, em especial ao "Projeto Caçapava do Sul"; que é Joint venture, (união de duas ou mais empresas) entre a mineradora Lamgold Brasil e a Votorantim Metais Holding, para extração de chumbo, cobre e zinco na parte alta da bacia do rio camaquã. O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul acolhe a denúncia de que há potencial de graves impactos da mineração de chumbo, cobre e zinco na saúde e no modo de vida daquelas comunidades, bem como nas identidades socioculturais, uma vez que haverá supressão, degradação e contaminação da biodiversidade da água  e do solo e restrição de uso, manejo e acesso a territórios tradicionais. A cidade de Cristal marcou presença através da participação da Prefeita, Enfª. Fábia Richter, e sua comitiva que integrava secretários municipais, servidores, vereadores e também alunos do Ensino Médio, onde na ocasião a prefeita foi convidada a dar seu depoimento, visto ao seu já conhecido engajamento á causa.