10/02/2023

74º Acendimento da Chama Crioula acontecerá em Cristal

estiveram no município, representantes do evento para dar inicio aos preparativos

Na manhã desta quinta-feira (09), tivemos uma importante reunião com os representantes do MTG-RS (Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS), Ildo Wagner (Vice-Presidente de Cavalgadas do MTG diretor da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul), Flávio Menezes (Coordenador da 16ª Região) e Danilo Barboza (Vice-Coordenador da 16ª Região), dando início aos preparativos para o 74º Acendimento da Chama Crioula, evento este, que teremos o prazer de sediar em nosso municipio.
A Chama Crioula foi acesa pela primeira vez em 7 de setembro de 1947. E, desde então, é considerada um símbolo que une o Estado, representa a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha. Em torno dela, é construído um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos e de reflexão sobre a sociedade.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, comentou sobre a diversidade étnica que formou o Estado, citando a relevância de indígenas, negros e espanhóis, entre outros, para a formação do povo gaúcho:
— É importante homenagear essas etnias formadoras e comemorar o que conquistamos. Se não conhecemos a nossa trajetória, não definiremos os rumos do futuro com clareza — destacou.