ALT + [Nº de atalho] 1 ir ao conteúdo 2 ir ao menu 3 ir à pesquisa 4 ir ao rodapé
Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal

Localização:
O Município de Cristal está localizado na Zona Centro-Sul do Estado do Rio Grande do Sul (RS), no Escudo Sul-Rio-Grandense, cortada pela BR 116 no Km 426, às margens do Rio Camaquã. Nosso Município encontra-se na rota do Mercosul, exatamente a meio caminho da Capital e do Porto de Rio Grande.

Área:
Possui uma área total de 655 Km², assim dividida: 652,34 Km² área rural e 2,66 Km² área urbana

População:
Cristal tem uma população estimada em 7.280 habitantes (conforme fonte de informação IBGE).

Relevo:
Possui relevo plano, ondulado, acidentado e litorâneo.

Solo:
No solo temos rochas graníticas com teores elevados de areia grossa de textura grosseira, e área com cristais de rocha, de onde se origina seu nome.

Vegetação:
É representada pela floresta subtropical, com grande variedade de vegetais, apresentando matas, arbustos, campos limpos, nas partes altas há campos sujos e nas partes planas, predominando o angico, motivo pela qual em suas áreas é produzido o melhor mel, com grande teor medicinal.

Clima:
O clima é subtropical.

Hidrografia:
É formado pelo Rio Camaquã, Arroio Sutil, Arroio Evaristo, Arroio do Salso e Sapato.

Distritos:
1º Distrito - Sede perímetro urbano do município.
2º Distrito - área emancipada do município de Camaquã (Cordeiro, Palanque, Corticeira, Banhado do Gordo e Capão Alto).
3º Distrito - área emancipada do município de São Lourenço do Sul (Passo do Mendonça, Cancela, Colônia Nova, Evaristo, TANAC, C. da Cinza e Bela Vista).
4º Distrito - área emancipada do município de Canguçu (Alto Alegre, São Geraldo, Butiá, Paraíso, Sapato e Bom Será).

Estradas:
Cristal é cortado pela BR 116 que liga ao centro urbano do Estado. No interior do município, interligando a sede, as pequenas comunidades, e estas entre si, contando com aproximadamente 500 Km de estrada de rodagem.

Agricultura e Pecuária:
A produção agrícola das pequenas propriedades é a base da economia do município, além das propriedades de grande extensão. Cultiva-se grãos, entre eles estão o arroz irrigado, o milho, a soja e o feijão, além da batata inglesa, do fumo e da laranja. Na pecuária, o município conta com rebanhos de bovinos de corte e leite, ovinos, suínos e aves.