06/01/2020

Sec. de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Agricultura Biodinâmica na Aldeia Tavaí

Projeto coordenado pela Associação Comunitária Recanto da Folha em parceria com a Uergs/Tapes

A prefeitura Municipal de Cristal como forma de apoio e fortalecimentos dos povos originários, inicia projeto na aldeia Tavai, em Cristal, institulado Ma'ety, mbaraete nhemboguata tekoá Mbya kuery - Agricultura biodinâmica como pedagogia do fazer com sentido nas comunidades Mbya Guarani.

Projeto coordenado pela Associação Comunitária Recanto da Folha: espaço cultura da terra e biodinâmica, em parceria com o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade em Tapes (NEA/Uergs-Tapes), apoio de outras instituições como Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

O  projeto tem como objetivo  geral : Realizar  ações  junto  a  duas  aldeias  Mbya  Guarani,    aldeia  Tava’i (localizada no município de Cristal) e aldeia  Guapoy (localizada no município de Barra do Ribeiro), voltadas  à agricultura  biodinâmica e composição de sistemas agroflorestais dialogando com agricultura originária,  para  recuperar  o  solo  e  fornecer  espécies  nativas frutíferas,  conquistando  a soberania  e  segurança  alimentar e  nutricional nas comunidades. Este é um projeto inovador em que dialogam os conhecimentos da agricultura indígena com a agricultura biodinâmica.

No dia 03 de janeiro foi realizado o primeiro encontro de apresentação da equipe, com atividades na aldeia Tava'i, com a presença da Secretária da Agricultura da Prefeitura de Cristal, Roberta Frantz. A equipe do projeto está composta por um monitor Mbya Guarani em cada aldeia. O apoio financeiro é do Instituto Mahle.

Coordenação Alexandre Baptista, agricultor Biodinâmico e presidente da Associação Comunitária Recanto da Folha.

Entenda

A Agricultura Biodinâmica é um modelo agrícola de produção que, assim como a Agricultura Orgânica, não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.

Para esse método é necessário entender de maneira mais profunda quais são as relações do homem, com a lua, terra e cosmos/ambiente. Transforma o conhecimento folclórico dos povos europeus e aplica-se na agricultura local, como por exemplo as fases da Lua, que são levadas em consideração no calendário da agricultura biodinâmica.