13/09/2022

Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude

Chegada da Centelha da Chama Crioula e cerimônia de abertura dos Festejos Farroupilhas

O momento ocorreu no CTG General Bento Gonçalves da Silva, no fim da tarde desta terça-feira (13).

Encerradas as atividades referentes à comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil, todas as atenções, se voltam para a Semana Farroupilha. A sete dias do 20 de Setembro, o Município de Cristal oficializou o início das comemorações.

A centelha da Chama Crioula, chegou por volta das 16h no perímetro urbano, conduzida pelo Grupo Tropeiros da Liberdade que passaram pela Rua Camaquã, Av. Emancipação, Rua Lajeado, Rua Dom Feliciano, Rua Sete de Setembro, onde novamente, voltando a Rua Camaquã, seguiram em direção ao Centro de Tradições Gaúchas Gal. Bento Gonçalves da Silva, onde ocorreu a cerimônia de abertura dos festejos farroupilhas.

Na oportunidade, tomaram posse da palavra o Prefeito Municipal Marcelo Luis Krolow, o Patrão do CTG, João Garcia, o Coordenador do Grupo Tropeiros da Liberdade, João Holz e o simpatizante e participante Lucas Secchi Furne, ambos ressaltaram a importância de manter viva a tradição gaúcha no Município, falou-se também, sobre a 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula que acontecerá em Cristal no ano de 2023, evento este que será um importante momento para o incentivo dos costumes farroupilhas e promoção do Munícipio.

Fizeram-se presentes, o Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude Henrique Carlos Schrank Junior, a Secretária de Educação, Cláudia Simone Vitola Schranck,  o Secretário de Planejamento, Douglas Hartwig, o Diretor de Cultura, Maicon Kringel, a Vereadora Malu Holz, a Patroa e Diretora do Colégio Bento Gonçalves, Sandra Garcia, além da presença especial da comunidade cristalense que acompanhou o momento.

Lembramos que o tema Estadual deste ano é "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de muitas Terras".

E viva o Rio Grande do Sul! Viva nossa história!