02/09/2019

Consulta Popular

Votação da Consulta Popular

Vote na Consulta Popular! Escolha o projeto de sua preferência e contribua para o Desenvolvimento regional do Estado.
O Corede Centro Sul que congrega 17 municípios contará com investimentos de cerca de R$ 800 mil reais dos 20 Milhões do total investidos.
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.

saiba mais em: https://vota.rs.gov.br/register