22/11/2021

Sec. de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Habitação

Consulta Popular 2021: vote e contribua para o desenvolvimento regional

A Consulta Popular permite que a população defina diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Nesta ano, serão 30 milhões para 28 regiões do Corede (Conselhos Regionais de Desenvolvimento).

Das mais de mil propostas recebidas pela Consulta Popular RS através do aplicativo Colab, 759 foram deferidas pelas equipes técnicas de órgãos estaduais. As áreas de Agricultura, com 223 propostas, e Turismo, com 150, foram as campeãs de pedidos. As propostas que receberam mais curtidas estarão automaticamente na cédula das votações.

Entre as propostas que receberam mais curtidas está a sugestão feita no Conselho Regional de Desenvolvimento Sul. A ideia prevê a estruturação de uma praia sustentável e moderna no município de Turuçu, a primeira com este conceito no Estado, visando turismo, lazer e desenvolvimento para a região, com preservação total da mata nativa, suas águas, solo, ar e biodiversidade.

As propostas selecionadas por região são submetidas à votação popular, entre os dias 22 e 30 de Novembro, através do App Colab e no site: Consulta Popular.

Clique aqui para mais informações.

CLIQUE AQUI PARA VOTAR E BAIXAR O APP.