10/11/2023

Cristal conectada pela inclusão: Equipe multidisciplinar participa do TEA: Olhares e Reflexões

evento destaca a importância do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista e lança curso online gratuito para a comunidade

No dia 07 de novembro de 2023, uma equipe multidisciplinar de Cristal, composta por membros da Secretaria Municipal da Saúde, CAES, Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, estiveram participando do TEA: Olhares e reflexões.

Um evento com intuito de promover reflexões e trazer informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e o encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Salientando ainda a importância dos exercícios físicos para o desenvolvimento socioemocional da pessoa autista.

O diagnóstico de TEA permanece essencialmente clínico e é feito a partir de observações da criança e entrevistas com pais e/ou cuidadores. 2023 está sendo um ano de conhecimentos divididos e compartilhados e Cristal permanece presente na busca da melhor cobertura e assistência para nossos alunos.

O TEAcolhe Camaquã lançou ainda um curso online e gratuito: "Conhecendo a caderneta da criança", no qual o aluno poderá entender de forma ampla sobre a utilização da caderneta da criança e sobre o desenvolvimento infantil, aumentando de maneira estruturada o conhecimento do participante. O Curso pode ser acessado no link: https://bit.ly/40vscPe

Agradecemos a parceria do TEAcolhe Camaquã nesta caminhada pela Inclusão em Cristal!