19/08/2022

Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude

Cristal recebe a centelha da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Fogo Simbólico será vigiado até o dia 7 de Setembro, data de comemoração da Independência do Brasil.

Na manhã desta sexta-feira (19/08), por volta das 8h, aconteceu a entrega da chama simbólica da Pátria em Cristal, através da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A chama é um dos símbolos que celebram a Independência do Brasil e foi recebida em frente ao prédio do centro administrativo da Prefeitura Municipal.

Anualmente, a Liga de Defesa Nacional do RS (LDN/RS) juntamente com a Associação de Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do RS são os responsáveis pela distribuição da centelha na região.

Cabe ressaltar que o Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotistas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem, desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da semana da Pátria, prestando um culto à tradição e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.

O Prefeito Marcelo Luis Krolow recebeu a centelha do Fogo Simbólico trazida pelos Veteranos da Polícia do Exército representados pela seguinte comitiva: Capitão Oscar de Oliveira Ramos Neto,  2º Sargento Luis Carlos Weber da Silva (Presidente da AVEAPE-RS), o Veterano Fabrício Knorr e o Soldado Bruno Leite Lenczak.

O Prefeito, então, transferiu o Fogo Simbólico para a Brigada Militar de Cristal, representada pelo Soldado Leandro Barcelos de Lima, que ficará vigiando até o dia 1º de Setembro, e a partir desta data, irá para a Praça Central sob os cuidados de empresas e entidades até o dia 7 de Setembro.