Ação do NIP/UFPel vai gerar mapas detalhados do relevo urbano e das margens do Rio Camaquã, fortalecendo o monitoramento e a prevenção de desastres
O Núcleo Integrado de Previsão (NIP/UFPel) iniciou nesta semana um levantamento aéreo com drone equipado com sensor LiDAR na área urbana de Cristal. A ação integra o projeto de aprimoramento de um sistema de previsão hidrológica em tempo real voltado para grandes rios da região Sul do Rio Grande do Sul, incluindo o nosso Rio Camaquã.
Os representantes do Núcleo, Laura Martins Bueno, Eduardo Luceiro Santana e Aryane Araujo Rodrigues estiveram em Cristal para conduzir as atividades técnicas do projeto, recebidos pelo secretário de Planejamento, Juliano Guerreiro, que acompanhou os trabalhos e auxiliou a equipe na definição dos locais adequados para os voos e demais procedimentos de campo.
Como parte do mesmo projeto, o município também recebeu uma plataforma de coleta de dados pluviométricos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), também a construção (em andamento) de um marco de centragem forçada, que permitirá a coleta de informações geoespaciais de alta precisão.
O uso da tecnologia LiDAR possibilita representar com grande precisão o relevo do terreno, mesmo em áreas com vegetação, o que permitirá a elaboração de mapas detalhados da área urbana e das margens do Rio Camaquã. Esses dados serão fundamentais para prever e compreender o comportamento do rio em situações de cheia, apoiando diretamente as ações da Defesa Civil Municipal.