17/08/2023

Declaração e Lançamento do ITR (Imposto Territorial Rural) de 2023

A Prefeitura Municipal de Cristal anuncia o início do período de declaração e lançamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente ao ano de 2023. Esta é uma importante obrigação tributária para os proprietários rurais do município, e o Departamento de Finanças está empenhado em tornar o processo mais eficiente e acessível para todos os contribuintes.

Confira a tabela abaixo com o valor da terra nua no município de Cristal para o exercício de 2023:

Lavoura Aptidão Boa

Lavoura Aptidão Regular

Lavoura Aptidão Restrita Pastagem Plantada Silvicultura ou Pastagem Natural Preservação da Fauna e Flora
2023 R$ 20.000,00 p/ hectare R$ 14.000,00 p/ hectare R$ 10.000,00 p/ hectare R$ 13.000,00 p/ hectare R$ 10.800,00 p/ hectare R$ 8.000,00 p/ hectare

O que é o ITR?

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo federal incidente sobre a propriedade rural localizada fora da zona urbana do município. Sua função é garantir uma justa contribuição dos proprietários rurais para o financiamento de políticas públicas e investimentos voltados ao desenvolvimento rural e sustentável do país.

Como Declarar?

A declaração do ITR é um procedimento obrigatório e pode ser realizada de forma online através do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Os proprietários rurais devem preencher os formulários eletrônicos disponíveis no sistema, informando os dados da propriedade, a área total, a localização e demais informações solicitadas.

Importância da Declaração Correta:

É de extrema importância que a declaração do ITR seja feita de forma precisa e correta. Qualquer erro ou omissão pode acarretar em multas e penalidades. Para garantir a exatidão das informações, recomendamos que os proprietários rurais busquem auxílio junto a profissionais de contabilidade ou técnicos especializados.