18/06/2022

Gabinete do Prefeito

Ex-Prefeito de Cristal e Camaquã, Egydio Alfredo Schlabitz, morreu aos 94 anos de idade

Fundador e Idealizador do Munícipio de Cristal, faleceu aos 94 anos de idade.

No início da noite desta sexta-feira (17), faleceu o Srº Egydio Alfredo Schlabitz, aos 94 anos de idade.

Contador formado na Primeira Turma da Escola Técnica de Comércio Albert Torres, tendo prerrogativas em Ciências Contábeis, nasceu no dia 08 de Maio de 1928 em Lajeado/RS.

Em 1953 casou-se com Maria Inez Jacques Schlabitz, natural da cidade de São Luiz Gonzaga, também formada em Contabilidade. O casal teve quatro filhas: Anabela, Doritz, Eveline e Ana Carolina.

Entre os vários méritos alcançados em sua trajetória Política, foi Presidente da Associação Comercial de Cruz Alta de 1956 à 1958, representou 18 Munícipios da Região da Serra, Planalto e Missões no Congresso do Rio de Janeiro em 1957, em defesa da Triticultura Nacional.

Em 1961, o Srº Egydio juntamente a sua família em visita ao Munícipio de Camaquã, recebeu a proposta para comprar loteamentos na área denominada "Distrito da Pacheca", com a finalidade de construir chácaras. Na mesma época, acompanhado de sua esposa, chegaram nessas terras e subiram ao alto das Pedreiras, ali nascia um sonho. Analisando a grande extensão de terras, viu ali a oportunidade de criar um Munícipio. No mesmo ano, transferiu-se para o distrito, onde iniciou seu trabalho de construção do núcleo urbano do atual Munícipio, onde foi sub-prefeito da então Vila Cristal, tendo sido instalado oficialmente a nova localidade em 05 de Janeiro de 1966.

Mais tarde, já no ano de 1976 concorreu a Prefeito da cidade de Camaquã onde foi eleito, deixando sua marca de grandes progressos ao povo camaquense.

Foi líder da Comissão Emancipadora do Munícipio em 1988, onde Cristal conquistou sua "independência", não mais pertencente a cidade de Camaquã.

Egydio Alfredo Schlabitz foi o idealizador de Cristal, referência no cenário político estadual e nacional, buscando intensamente recursos para desenvolvimento da nossa região. Homem forte, de visão ampla e estratégica, sempre esteve disposto a ajudar o povo cristalense e quem passasse em seu caminho.

Encerrou seu ciclo de vida deixando um legado "Heróico e Varonil" e o sentimento de saudade para um povo que admira e reconhece o valor deste grande homem que construiu a base da História de Cristal.

O Prefeito Municipal Marcelo Luis Krolow dentro de suas atribuições legais, decretou luto de três dias.

Os atos de despedida estarão acontecendo em Cristal, no CTG General Bento Gonçalves da Silva, a partir das 12h30 neste Sábado (18/06). O sepultamento está previsto para as 16h no Cemitério Municipal.

Nossos sinceros sentimentos a Família, neste momento díficil.