04/02/2022

Governador do Estado, Eduardo Leite, esteve em Cristal visitando o Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva nesta sexta (04)

Investimentos no Parque será de R$1 milhão de reais pelo programa do Estado Avançar

Na tarde desta sexta-feira (04), o Governador Eduardo Leite esteve em visita no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, no município de Cristal. Na ocasião, aconteceu a apresentação das ações de recuperação física do Parque com recursos do Programa Avançar e o projeto da nova exposição permanente para o governador, para o Prefeito de Cristal em exercício, Marilnei Kruger, e para as demais autoridades estaduais e municipais presentes.

Tendo em vista a falta de recursos aplicados na sua manutenção, com o passar dos anos começaram a aparecer problemas de ordem conservativa, que serão saneados através da destinação de R$650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil) oriundos do Programa Avançar na Cultura.

O projeto da obra de conservação foi elaborado pelo Departamento de Memória e Patrimônio da SEDAC, e foi utilizado pela Prefeitura de Cristal, em uma parceria efetuada com a SEDAC, para a elaboração do orçamento no valor de R$360.023,98 (trezentos e sessenta mil, vinte e três reais e noventa e oito centavos). Após a finalização do orçamento o processo será encaminhado para licitação. Ao mesmo tempo, a Sedac contratou a elaboração do projeto da nova exposição permanente que será instalada dentro da sede do parque, e que está em processo final de elaboração. Após a finalização do projeto, será lançada a licitação para sua execução e instalação definitiva na sede do parque, totalizando um investimento no valor deR$136.000,00 (cento e trinta e seis mil reais).

Na oportunidade, foi entregue uma cesta de produtos feitos pelos produtores coloniais do municípios para o Governador e para a Secretária de Cultura Beatriz Araujo.