03/11/2021

Sec. de Saúde

Liga Feminina de Cristal promoveu evento solidário em alusão ao Outubro Rosa buscando a conscientização dos cuidados com a saúde da mulher

Práticas de atividades físicas, exames e conscientização marcaram a tarde do último sábado (30)

No último sábado (30), a Liga Feminina de Cristal (LIFE) promoveu um evento no Campo Grande no período da tarde em alusão ao Outubro Rosa.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, além de diversos exames serem disponibilizados nas unidades da Atenção Básica de Saúde do município durante o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, o evento contou com a participação de profissionais da saúde como enfermeiros e nutricionistas. Além disso, por meio da Secretaria de Saúde, era possível realizar os seguintes exames: solicitação de mamografia (com avaliação da enfermeira); agendamento de pré-cancer; realização de testes rápidos (sífilis, hepatite, hiv); avaliação antropométrica e orientações nutricionais na prevenção do câncer; verificação de pressão arterial e glicemia. A vacina contra a COVID-19 também estava disponível, de acordo com o calendário municipal de vacinação.

Uma vez que a prática de atividades físicas pode diminuir o risco de câncer de mama, as mulheres presentes puderam se movimentar com a presença de educadores físicos que trouxeram treinamento funcional e zumba de maneira voluntária. Primeiramente o professor Maúricio Fagundes, por meio do treinamento funcional, trouxe um circuito de exercícios físicos de resistência. Após, a professora Mônica Ehlert trouxe descontração ao dançar zumba com as mulheres.

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude também se fez presente no evento auxiliando na infraestrutura.

A LIFE sorteou brindes ao final do evento, onde todas as participantes do evento concorreram. Sábado de movimento, descontração e conscientização. Cuide-se, mulher!