22/11/2022

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Munícipio de Cristal promoveu a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento foi realizado na Sede Social do Simucristal nesta terça(22).

A Prefeitura de Cristal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) realizaram na manhã desta terça-feira(22), a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento ocorreu na Sede Social do Simucristal no horário das 8h às 12h, localizado na Travessa XV de Novembro, nº343 e contou com aproximadamente 100 pessoas.

O tema do encontro foi "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito a diversidade."

A palestrante convidada foi Jara Fontoura, Professora Universitária do Rio Grande - FURG, que fez relatos sobre sua vida e carreira escolar que mexeram com as emoções dos participantes e falou também sobre os efeitos da covid-19 no setor educacional.

O Prefeito Marcelo Krolow e demais autoridades presentes tomaram posse da palavra e expressaram suas intenções para promover alternativas que estimulem as crianças e os adolescentes.

A Conferência se deu a partir do objetivo de promover, elaborar e debater as políticas públicas em conformidade com o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na ocasião a comunidade pode prestigiar belas apresentações artísticas com o Grupo de Danças da Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos, coordenado pela Monitora Grasiane de Lima Duarte e os alunos da Oficina de Musicalização do Centro de Atendimento Especializado em Saúde de Cristal (CAES), orientados pela Professora Elisana de Oliveira.

O debete para a elaboração das propostas foi dividido em 5 grupos de acordo com os cinco eixos temáticos:

• Eixo 1 - promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia.
  • Eixo 2 - Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.
  • Eixo 3 - Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia.
  • Eixo 4 - Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.
  • Eixo 5 - Garantia de recursos para políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Diante disso, foram escolhidos os delegados que irão representar o Município na XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2023.

Adolescentes:

Leonardo Braga Pigatto – Titular
Evelyn Fonseca Fehlberg – Suplente

Conselho Tutelar:

Fabiane Spiering – Titular
Sandra Valéria Soares Pires – Suplente

COMDICA:

Luciéli dos Santos Gomes – Titular
Fernanda Santos da Silva Vieira - Suplente

Agradecemos a todos pela participação e seguiremos firmes na busca por mais direitos às nossas crianças e adolescentes.