16/12/2022

Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude

Nesta sexta (16), a Secretária Estadual de Cultura Beatriz Araújo assinou a ordem de início das obras de conservação e qualificação do Parque Histórico Bento Gonçalves da Silva

Investimentos no Parque de aproximadamente R$1 milhão de reais pelo programa do Estado Avançar

Ao meio dia desta sexta-feira (16/12) em visita ao Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, a Secretária Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, a Srª Beatriz Araújo realizou o ato de assinatura da ordem de início da prestação de serviços, ou seja, execução de obras de conservação e qualificação da estrutura predial do local.

Estavam presentes o Prefeito Municipal Marcelo Luis Krolow, o Vice-prefeito Marilnei Krüger,  Secretário de Administração e Recursos Humanos Juliano Guerreiro, o Secretário da Fazenda José Amarildo Vasconcelos, o Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude Henrique Carlos Schrank Júnior, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Adilson Dinael Voigt e o Diretor do Parque Eutálio Germano.

O recurso de quase R$1 milhão de reais chega através do Programa Avançar na Cultura e visa alavancar o turismo regional e municipal.

A empresa que executará o trabalho é de Pelotas e presta serviços ao Setor Cultural do Estado, bem como em outros prédios históricos do RS.

A Secretária Beatriz ainda ressaltou que para os próximos anos o Governo Federal irá liberar recursos através das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo na ordem de R$7 Bilhões de reais que serão distribuídos para todos os munícipios brasileiros e que as Prefeituras devem estar preparadas.

O Prefeito Municipal em seguida tomou posse da palavra e lembrou que em 2023 o Munícipio será sede da 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula e a importância dessa recuperação e manutenção do prédio para este evento que envolve todo o Estado do Rio Grande do Sul, afinal, Cristal foi palco de grandes momentos históricos.

O Prefeito ainda afirmou que o Parque, após esse trabalho de recuperação e conservação será protagonista de vários eventos a nível municipal ou talvez, estadual.

Estamos muito contentes com o apoio que o Governo Estadual vem tendo com Cristal estimulando o turismo, através dos legados históricos aqui vivenciados.