14/06/2023

Primeira Conferência Municipal de Cultura promove diálogo e fortalece a cultura local

Evento reuniu artistas, gestores e comunidade para discutir políticas culturais e propor ações para o município

Aconteceu na noite de ontem a primeira Conferência Municipal de Cultura de Cristal. O evento reuniu artistas, gestores, representantes de entidades culturais e a comunidade em geral para promover um diálogo aberto sobre a cultura local e debater ações que possam fortalecer e valorizar as expressões artísticas da região.

Realizada na Biblioteca Pública Municipal Luis Carlos Barbosa Lessa, a conferência contou com aproximadamente 30 pessoas, que lotaram o espaço para contribuir com ideias e sugestões. O objetivo principal foi criar um espaço de participação democrática, onde todos os segmentos culturais do município pudessem se manifestar e compartilhar suas demandas e anseios.
Entre os assuntos em pauta, destacaram-se:

• Políticas culturais: debates sobre a importância de políticas públicas efetivas para fomentar e promover a cultura local, incluindo financiamento, espaços culturais e formação de artistas.
• Valorização dos artistas locais: discussões sobre estratégias para reconhecer e valorizar os artistas residentes no município, criando oportunidades de visibilidade e trabalho.

• Acesso à cultura: debates sobre a democratização do acesso à cultura, discutindo ações para ampliar o alcance de atividades culturais a todas as comunidades, inclusive as mais afastadas dos centros urbanos.

• Preservação do patrimônio cultural: discussões sobre a importância da preservação do patrimônio cultural local, incluindo monumentos, tradições e manifestações culturais, com o objetivo de valorizar a identidade do município.

Ao final do evento, foram definidas propostas e ações concretas que serão encaminhadas para a secretaria, visando a criação de um plano municipal de cultura. Esse plano servirá como guia para o desenvolvimento de políticas culturais consistentes e abrangentes, alinhadas com as demandas e necessidades da comunidade.

Com o sucesso da primeira Conferência Municipal de Cultura, fica evidente a importância de promover espaços de participação cidadã e fortalecer o diálogo entre a sociedade e o poder público. A continuidade desse tipo de evento é essencial para a construção de uma cidade mais rica culturalmente, que valorize e promova o talento de seus artistas e a diversidade de suas expressões culturais.