21/07/2022

Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude

Projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi busca promover o turismo da região

Turismo com as belezas naturais e com muita história da Revolução Farroupilha

A Prefeitura Municipal de Cristal através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude recebeu na última terça-feira (19), 100 unidades da Revista Seival e os Caminhos de Garibaldi.

Projeto este, que visa a reconstrução do Lanchão Seival (usado por Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha) com o objetivo de promover estudos acerca da nossa história, reconstruir conhecimentos históricos referente ao Movimento do Farrapo, desenvolver turismo, propiciar educação, cultura e lazer as comunidades locais, bem como desenvolver projetos socioambientais nas regiões ribeirinhas da Lagos dos Patos.

Destinado a moradores da região, historiadores, pesquisadores, professores e alunos interessados sobre o tema, principalmente as cidades identificadas como o caminho traçado por Garibaldi e outras onde é possível aproximação através de rios, lagos ou mar.

O Barco Seival teve sua história na navegação vinculada ao período farroupilha. Construído entre 1838 e 1839 na Estância da Barra em Camaquã/RS, onde morava Dona Antonia, irmã do tenente-capitão da República Rio Grandense, Bento Gonçalves. Sob comando do Italiano Giuseppe Garibaldi, que em nome da causa ficou encarregado de organizar a Marinha Farrapa, construir barcos e combater o Império. Com a necessidade e chegar ao mar desviando da Marinha Imperial que controlava a saída para o mar, após os preparativos para retirar os barcos da água, foram necessárias dezenas de parelhas de bois e seis dias de travessia para que, finalmente, os lanchões Seival e Rio Pardo fossem novamente colocados nas águas do Rio Tramandaí, conquistando Laguna e proclamando a República Juliana.

A construção do barco está em desenvolvimento na Cidade de Camaquã, com custo aproximado de R$900.000,00 (novecentos mil reais), no período se 1 ano e 6 meses. Coordenado pelo Professor Antonio Carlos Rodrigues, juntamente com a ASAS - Associação Socioambiental Amigos do Seival e apoio do NPHC-Núcleo de Pesquisas Histórico de Camaquã/RS.