10/11/2021

Sec. de Educação

Semana Municipal de Consciência Negra de 14 a 20 de Novembro

A Secretaria de Educação promove Semana da Consciência Negra para combater o racismo, lutando contra o preconceito e promove a valorização da cultura afro-brasileira

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro, isso porque a data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695. A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

A partir da Lei que Institui no Município de Cristal a Semana da Consciência Negra e, visando utilizar de políticas públicas educacionais que combatam o racismo e enfrentem o racismo estrutural, a Secretaria Municipal de Educação promoverá a Semana Municipal da Consciência Negra do dia 14 ao dia 20 de novembro com diversas atividades.

Confira a programação abaixo:

• 17 de Novembro

Palestra "Por uma educação antirracista" de Roberta Pedroso, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com o SESC para os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais. Manhã: 9h na EMEF Otto Becker e 10:30h na EMEF Antônio Curi

• 18 de Novembro

19h Evento online "Sarau Literário 50 anos do Dia da Consciência Negra: Homenagem ao escrito e professor Oliveira Silveira" promovido pela UFSM em parceria com as secretarias municipais de educação. Disponível para acesso pelo Canal do YouTube da Capacitação Digital UFSM, no link https://www.youtube.com/watch?v=JxP6vhuVeGg

• Itinerário Cultural da Semana de Consciência Negra nas Escolas

16/11/2021 - Manhã e tarde na EMEI Primeiros Passos
18/11/2021 - Tarde na EMEF Antônio Curi
19/11/2021 - Tarde na EMEF Otto Becker

Atrações da Amostra Cultural
1.
"Brincadeira não tem cor e diversão tem a nossa cara"

•    Brincadeiras Africanas;
  •    Musicalidade Indígena, povo Maori;
  •    Canção Popular Infantil Marroquina;
  •    Esporte Afrobrasileiro, capoeira.

Atividade organizada pela EMEI Primeiros Passos

2.
"Teatro musical com fantoches: Racismo e preconceito NÃO!"
Atividade organizada pela EMEF Otto Becker

3.
Mostra coreográfica: "Somos herança da memória"
Atividade organizada pela EMEF Antônio Curi

Uma semana que promove a conscientização e reflexão na sociedade sobre o racismo, visando à igualdade de todas as raças; serve de instrumento de luta contra o preconceito e promove a valorização da história e da cultura afro-brasileira.