16/09/2022

Sec. de Educação

Vice-diretora da EMEI Primeiros Passos foi ao Rio de Janeiro participar do 8º Encontro de Educadores Montessori

O evento acontece em Niterói/RJ do dia 15 a 17 de Setembro.

Entre os dias 15 e 17 de Setembro a vice-diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos Danielle Bierhals Tuchtenhagen, juntamente com alguns profissionais de Educação Infantil da rede de Ensino Municipal de Camaquã, estão participando de mais uma importante oportunidade para  aprimorar as práticas educativas do Sistema Montessori. Este ano o evento está sendo realizado em Niterói, Rio de Janeiro, e tem o Colégio Ágora como anfitrião, o encontro ocorre no Centro de Convenções de Niterói, Hotel H Niterói.

Ressalta-se que o método Montessori tem por suas principais características, enxergar a criança como um indivíduo que necessita de estímulos para o seu desenvolvimento social. Esse sistema acredita que o ato educar vai além da simples transmissão de conteúdos, sendo um momento de amadurecimento social, cultural e emocional.

Entende-se que o ambiente escolar possui um papel fundamental no desenvolvimento infantil, por isso é de grande relevância que a estrutura possua espaços que permitem a livre circulação e movimentação dos alunos, bem como, materiais ao alcance da criança, organizados conforme o grau de dificuldade.

O encontro, como nos eventos anteriores, é marcado pela troca de experiências e o aprofundamento de diversas questões. Como parte da programação, está a observação de turmas Montessorianas do Colégio Ágora,  apresentações sobre o funcionamento das classes agrupadas, além de oficinas com temas variados da prática Montessori. Um conteúdo relevante, assinalando a importante contribuição da OMB (Organização Montessori do Brasil) no processo de qualificação dos educadores das escolas que buscam um trabalho com inspirações Montessorianas.

Como fruto mais visível desses  dias de encontro, é destacado o grande efeito motivador em todos os participantes. Poder vivenciar, debater, pensar e repensar conceitos ajuda também na materialização de uma prática educativa cada vez melhor e mais alinhada com o legado da Dra. Maria Montessori.

Texto redigido por Danielle Tuchtenhagen e em parte pelo Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cristal.