ALT + [Nº de atalho] 1 ir ao conteúdo 2 ir ao menu 3 ir à pesquisa 4 ir ao rodapé
Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
16/08/2021

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cristal acontecerá nesta terça-feira (17)

Evento trata-se da elaboração das políticas públicas e conta especialmente com a participação da comunidade

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Administração Municipal através da Secretaria do Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), está realizando amanhã a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cristal que acontecerá amanhã, terça-feira (17/8), a partir das 9h, no Salão Paroquial.

A conferência tem como tema: "Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". Será tratado sobre 5 eixos: 

  • Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
  • Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
  • Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil do SUAS e a importância da participação dos usuários
  • Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
  • Eixo 5 – Atuação do SUAS em situações de Calamidade Pública e Emergências.

A Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Maria Dalva Adamoli Thurow, diz que 2021 é o ano da elaboração dos Planos Plurianuais e que esta construção se dá a partir das conferências municipais, como esta que acontecerá. Além disso, a Presidente do Conselho diz: 

O Plano Plurianual é o planejamento para 04 anos das políticas públicas, 2022 - 2025, os próximos 03 anos desta gestão e o último ano para a próxima gestão municipal. Então a cada 04 anos acontecem as conferências municipais, organizadas pelos conselhos municipais e com a participação do controle social. É um momento ímpar na elaboração das políticas públicas e é fundamental a participação da comunidade. A discussão do momento atual, da nova gestão dos serviços prestados e do planejamento das ações e serviços deve passar por este momento de conferência onde gestão, prestadores de serviços, entidades socioassistencias e usuários, juntos, estabelecem metas e objetivos para os próximos 4 anos da política municipal de assistência social. 

O evento seguirá todos os protocolos de segurança, portanto há um número limite de participantes, sendo necessário a inscrição para participar. Você pode inscrever-se até às 17h desta segunda (16), através do número (51) 3678-1049.

Outras Notícias