ALT + [Nº de atalho] 1 ir ao conteúdo 2 ir ao menu 3 ir à pesquisa 4 ir ao rodapé
Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
22/06/2022

Sec. de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Abertas as inscrições para o Programa Bolsa Juventude Rural

O prazo para o envio da documentação termina no dia 05 de Julho

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Estudantes do Ensino Médio, entre 15 e 29 anos, interessados em participar do Programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), podem fazer a sua inscrição até o dia 05 de Julho.

O Programa Bolsa Juventude Rural tem por finalidade incentivar o retorno dos jovens ao Ensino Médio e de criar condições para permanência do jovem no meio rural. As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais comunitárias que trabalhem com a Pedagogia da Alternância. Esse método propicia a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia no seu cotidiano.

Serão 712 bolsas no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais cada, por um período de 10 meses, a serem pagas a partir de Agosto de 2022, independentemente da data de concessão/contratação. Deste total, 311 foram disponibilizadas por meio do orçamento de 2022, 311 por meio do orçamento de 2021 e 90 são do saldo residual de anos anteriores.

Das 712 bolsas oferecidas, vão ser disponibilizadas 282 para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 430 para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. O prazo para envio da documentação termina em 05 de Julho de 2022.

Para 2022, visando a qualificação do Programa e o auxílio aos jovens haverá a necessidade de envio junto a documentação mínima exigida pela lei, de um Pré-projeto que deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa.

O Secretário da Agricultura do Estado do Rio Grande dos Sul, Domingos Velho Lopes afirmou: "O Programa é de extrema relevância para evitar a evasão escolar do jovem no campo e para dar oportunidade para que ele busque a profissionalização no meio rural."

Em caso de maiores dúvidas ligue:
(51) 9 9733-8972 (WhatsApp) - EMATER/Cristal.
(51) 3218-3396 - Departamento de Agricultura Familiar/RS
 

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO AO EDITAL COM AS DEMAIS INFORMAÇÕES

Outras Notícias