Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
23/01/2020

Sec. de Saúde

Agentes Comunitários de Saúde receberão Piso e reajuste Salarial

Pagamento do Piso Salarial aos ACS, e reajuste de vencimentos conforme Lei.

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

Em reunião ontem (22), no gabinete da Prefeita Municipal Enfª Fábia Richter, juntamente aos ACS - Agentes Comunitários de Saúde, o Secretário da Saúde Alexandre Goldbeck, anunciou o pagamento do Piso Salarial da categoria, sendo que o  ajuste foi previsto no orçamento do Ministério da Saúde para cumprir a Lei Federal nº 13.708, de 14 de agosto de 2018, que fixou então o piso salarial.


Somado a isso, conforme noticiado anteriormente neste veículo de comunicação a classe ainda terá o rejuste previsto à todos os servidores municipais, totalizando então 40,28% de aumento nos seus vencimentos.


Entenda:
Por ser membro da comunidade em que atua, o ACS é o elo entre o cidadão e a equipe de saúde. Isso favorece a criação de vínculos e proporciona a aproximação das ações de saúde ao contexto domiciliar, aumentando, assim, a capacidade de enfrentar os problemas de saúde da população.
Atividades dos agentes
O Agente Comunitário de Saúde realiza seu trabalho com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças da comunidade em que atua, ao estimular hábitos de vida saudáveis, promover cidadania e orientar indivíduos, grupos e populações sobre o acesso à saúde.


Uma das atribuições dos ACS é cadastrar as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Primária. O cadastramento da população é essencial, pois é utilizado para identificar se a pessoa está vinculada a uma equipe de Saúde da Família e se está sendo acompanhada. Manter os dados atualizados, incluindo o endereço e telefone, é fundamental, pois favorece o trabalho do agente e da equipe na busca ativa do cidadão e no acompanhamento da saúde da população atendida.

Outras Notícias