13/08/2021

Sec. de Educação

Aulas retornaram na última semana na rede municipal de Cristal de maneira híbrida (presencial e on-line)

Escolas municipais retornaram o ensino de maneira híbrida com muita cautela e planejamento que o cenário exige

Na segunda da última semana, dia 09 de agosto, ocorreu o retorno presencial nas escolas municipais de Cristal. A retomada foi organizada de forma gradativa, seguindo o modelo híbrido de ensino (formato que mescla aulas presenciais e remotas) e com todos os cuidados sanitários que a pandemia exige. Cada escola teve seu retorno pensado para atender a realidade local e tornar a retomada tranquila, prazerosa e segura. Sendo que o momento atual exige cautela, planejamento e uma grande atenção à acolhida dos alunos, com um trabalho voltado ao engajamento dos mesmos neste novo cenário educacional.

A EMEF Otto Becker recebeu os primeiros alunos no dia 09 de agosto, sendo que no turno da manhã foram atendidas as turmas 6º e 7º anos e no turno da tarde as turmas de 1º, 2º e 3º anos. Na semana do dia 16 de agosto, as turmas citadas trabalharão de forma remota e serão recebidos na escola os alunos das turmas de 8°, 9°, 4° e 5° anos. Na EMEF Antônio Curi foram atendidos na primeira semana a turma 51, o 6º e o 9º ano no turno da manhã e à tarde o 1º e 2º ano. Na semana do dia 16 de agosto as turmas acima citadas trabalharão de forma remota e serão recebidos os alunos das turmas de 8º e 9º, turma 51, 3º e 4º anos. AS escolas acima citadas irão seguir intercalando as turmas neste formato até o final do mês de agosto.

Na EMEI Primeiros Passos a organização foi um pouco diferente. Neste caso, retornaram as turmas de Pré 1(4 anos) e Pré 2(5 anos) que têm atendimento presencial três dias na semana e nos demais dias realizam atividades remotas.

Todas as escolas estão atendendo por 3 horas diárias cada turma. O trabalho remoto dos professores irá continuar para que possam orientar os alunos que permaneceram realizando as atividades em casa. As famílias puderam optar pelo retorno das crianças e adolescentes à escola ou a continuidade das atividades remotas neste mês de agosto. Na Escola Otto Becker o retorno dos alunos foi de 50%, na Escola Antônio Curi 55% e na EMEI Primeiros Passos de 18%. Atingindo então um retorno de 41% dos alunos dos alunos da rede ao final de duas semanas.

Informamos que no mês de setembro haverá o retorno das turmas de Educação Infantil das escolas do interior.

Salientamos que os alunos ainda em formato remoto devem entrar em contato com a escola no máximo até o dia 27 de agosto, para aderir ao retorno em setembro, assinar documentação necessária e receber orientações.

O retorno presencial tem se mostrado a melhor medida neste momento, e já ocorre em diversos municípios. O contato com o ambiente escolar tem efeito extremamente benéfico para os estudantes. Não somente pela recuperação da aprendizagem, mas principalmente pelo retorno ao convívio. Todas as medidas adotadas garantiram o sucesso desta primeira semana de atividades presenciais, esperamos em breve poder contar com a totalidade dos alunos na sala de aula, mesmo que ainda de forma híbrida, e para tanto, contamos com a adesão de todas as famílias a este novo formato. A pandemia nos levou a conviver com grandes mudanças e nos encorajou a buscar novas alternativas, e assim deverá ser o retorno à escola.