09/07/2020

Barreira Sanitária preventiva na área rural de Cristal

Acontecerá no próximo final de semana a barreira sanitária de prevenção ao coronavírus.

Na barreira, os ocupantes dos veículos serão entrevistados e terão a temperatura aferida. Será utilizado termômetro digital de testa sem contato físico. Esta medida é essencial, pois a febre é um dos sintomas mais recorrentes da covid-19.

A implantação da barreira foi uma decisão do Comitê de Prevenção ao Coronavírus, que reuniram-se na terça-feira (7) para tomada de decisões desde a confirmação do primeiro caso de covid19 no município.
Integram o comitê entidades como Vigilância e Fiscalização Sanitária, equipes das Secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, ACIRA e Brigada Militar, com o objetivo comum de controlar ao máximo a propagação do vírus na cidade.

A barreira funcionará no final de semana no perímetro rural, já que foi detectado um fluxo muito alto de turistas na região. Integrarão a barreira equipe de Saúde com enfermagem treinada para essa ocasião, fiscalização sanitária e brigada militar.

O município realizou ainda a interdição do balneário, além de outras ações que vem sendo realizadas para o enfrentamento da Covid-19 como: O Programa Municipal de Nutrição Suplementar de Leite que distribui vales-leite conforme avaliação e mediante Cadastro Único do município; A entrega da Suplementação de Vitaminas D, K e Zinco, disponível no SUS de Cristal e distribuída à população como fortalecimento da imunidade.