09/12/2019

Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude

Campeonato Praiano comemora 40 anos de história

Aconteceu no último sábado, dia 7, a festa de comemoração do 40º Campeonato Praiano de Cristal, atividade que homenageou 66 pessoas e times importantes para a construção e fortalecimento do Praiano

A história do campeonato Praiano se confunde com a do município de Cristal. Essa festa, além de rememorar e reconhecer figuras importantes para o Praiano, homenageia e prestigia a comunidade que construiu e fortaleceu este, que hoje, é o maior evento do município. A festa, que aconteceu no Centro Municipal de Evento, à beira da BR 116, deixa registradas e reconhecidas as celebridades locais do futebol de praia.

Na ocasião 66 figuras e times foram homenageados pela sua importância na construção e fortalecimento do Campeonato, nomes do futebol feminino e masculino, as equipes tradicionais, as equipes campeãs de cada edição, além de homenagear em memória os senhores Danilo Braga Ribeiro (diretor de patrimônio e ex-presidente da Associação dos Atletas de Cristal) e Ederaldo Mahl da Silveira (esportista, multi campeão do Praiano de Cristal com sua equipe do Amigos da Bola, atualmente trabalhava na manutenção da iluminação pública do município).

Estiveram presentes autoridades municipais como a Prefeita Enfermeira Fábia Richter, o Vice-Prefeito Rudi Trapp, o Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude, organizador do evento, Fábio Abbud, o Secretário de Educação Everton Gaide, a Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Roberta Franz, o Secretário de Saúde Alexandre Goldbeck, o Secretário de Obras e Trânsito Ângelo Marinho, o Presidente da Câmara Municipal Ivan Spiering, a Vereadora Malu Holz, o Vereador e Presidente da Associação de Atletas de Cristal Cláudio Lopes e o ex-Prefeito Dr. Beto Grill.

Na oportunidade foi lançada a Taça do Campeões, a competição comemorativa na qual a organização do campeonato 2019-2020 convida os times que foram vencedores do Praiano de Cristal. Essa competição substitui a categoria Praiano de Seleções e já tem alguns dos maiores campeões da competição confirmados para participar.