10/01/2020

Sec. de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Gestão Municipal de Cristal busca medidas para amenizar efeitos da estiagem

Prefeita participa de reunião na FAMURS onde municípios debatem soluções para minimizar efeitos da estiagem

Nesta quinta-feira (9), na sede da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, entre representantes do agronegócio, Governo do Estado e prefeitos, a prefeita Enfª Fábia Richter participou de reunião onde as partes debateram possíveis soluções para minimizar os problemas da estiagem que afeta a cadeia produtiva primária do agronegócio.

O período de estiagem já fez com que 16 municípios decretassem Situação de Emergência junto aos órgãos como a Defesa Civil, entre estes Cristal que, segundo a prefeita, já está faltando água para consumo humano e a perda na produção de melância já chega a 80%, juntamente com a do tabaco que alcança 40%.

Em cristal medidas estão sendo tomadas desde a estiagem no ano passado como construção de açudes, poços  e caminhões com bags abastecem caixas d'água, poços e reservatórios nas propriedades pelo interior do município.