Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
19/06/2020

Sec. de Saúde

Executivo municipal fortalece as ações de prevenção ao coronavírus

Evidências alertam para interiorização do vírus COVID19 e para proteger a comunidade local reforça as ações de combate à transmissão e aumento da imunidade da população

COMPARTILHAR NOTÍCIA

De acordo com o grupo de pesquisa Covid-19 – Estudos Geográficos/LEUR/UFPel, ao analisar a região, observa que há uma tendência de interiorização da transmissão do novo coronavírus. Apesar de apresentar-se mais lenta na parte sul e região da campanha do estado, adianta que tendência levaria a uma sobrecarga no sistema de saúde.

Em virtude de dados alarmantes nesse sentido, de evidências de que cada vez mais nossa região apresenta novos casos, o município de Cristal, Secretaria de Saúde e Equipe de Vigilância Sanitária se preparam para reforçar os cuidados e prevenção à transmissão do coronavírus.

 

AÇÕES

  • SANITIZAÇÃO DAS RUAS

Amanhã (20) acontecerá a sanitização das ruas com maior circulação de pessoas, a iniciar às 14h no Centro, região dos bancos, lojas e praça. Evite sair de casa nesse horário, pois o produto utilizado é a amônia, para alta eficácia de desinfecção das vias públicas.

 

  • FORTALECIMENTO DE IMUNIDADE

Foi lançado o Protocolo do Programa de Fortalecimento da imunidade. Serão distribuídas à comunidade a partir de 35 anos doses diárias de Vitamina D, e a partir de 55 anos dose diária de Vitamina D + dose de ataque com composto de Vitamina D, Vitamina K e Zinco. A data da distribuição será divulgada em breve. Você pode fazer o download do protocolo ao final da matéria.

 

  • IMUNIDADE DE CRIANÇAS E IDOSOS

Está em processo de finalização o Programa Municipal de Nutrição Suplementar de leite. Essa ação tem como objetivo fortalecer imunidade de crianças e idosos, com distribuição de um vale que pode ser trocado por 1 litro de leite em posto conveniado. As famílias que terão direito a receber são as inscritas no CAD Único, com dados atualizados. Terão direito a 4 litros de leite ao mês. Data de entrega do primeiro vale está prevista para 1º de julho.

 

  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA

As equipes de vigilância vão reforçar as visitas ao comércio e fiscalização dos protocolos de higiene e limpeza. A partir da nota técnica da ANVISA, sobre o uso de EPI's, está disponível um breve manual do uso de máscaras e luvas. Você pode fazer o download dos arquivos ao final desta matéria.

 

  • DENÚNCIAS SANITÁRIAS

Se você ver algum estabelecimento descumprindo com as regras e protocolos de prevenção ao coronavírus deve denunciar aos telefones oficiais da vigilância sanitária. Telefone de plantão: 99998-0574 ou 3678-1043 e 3678-1001.

  • EQUIPES

Os profissionais da saúde estão preparados para atendimentos de suspeitos. O município tem respiradores e equipe treinada para seu uso. Em caso de dúvida em relação aos sintomas, se você apresentá-los, entre em contato com a sua Unidade Básica de Saúde: UBS Central: 3678-1230, UBS Alto Alegre: 99789-9171, UBS Formosa: 99577-6220, Policlínica 24h: 3678-1001.

Reforçamos que em Cristal não temos nenhum caso em monitoramento e todos os testes realizados até o momento deram negativo para Covid19, mas o afrouxamento dos cuidados não pode acontecer. Todos devem usar máscara ao sair de casa, higienizar as mãos sempre com água e sabão ou alcool gel 70% - não colocar mãos no rosto, boca ou nariz e evitar aglomerações.

Documento(s)

Outras Notícias