02/07/2020

Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude

FAC Digital RS aprova quatro artistas de Cristal

O resultado do edital do Governo Estadual saiu na terça (30) no site da Feevale e do Governo Estadual

Saiu o resultado do edital FAC Digital RS, uma parceria da Secretaria da Cultura do Estado (SEDAC) com a Universidade Feevale, uma ferramenta criada para socorrer o setor cultural gaúcho em tempos de pandemia.
Cristal está entre os selecionados, representado por quatro artistas aprovados. São 1.940 projetos contemplados e cada um receberá R$ 1,5 mil para sua execução.

O edital assegurava cem vagas para cada um dos setores artísticos, além de cota de 70% para o interior do Estado, como forma de democratização e capilaridade das ações estaduais de fomente à cultura.

A proposta desde edital inédito do FAC propõe um modelo de geração de conteúdo digital em tempos de pandemia, impulsionando o desenvolvimento local e conectando espectadores/fruidores e artistas.

As inscrições do edital se encerraram dia 18 de junho. No total, houve 3.239 projetos inscritos.

A Secretaria Municipal de Cultura parabeniza aos selecionados neste edital. O Secretario da Cultura, Fábio Abbud, afirma que "a participação e aprovação de agentes culturais cristalenses em um edital estadual comprova a importância das ações de promoção e fortalecimento da cultura na cidade e prova que a arte local tem potencial e relevância no âmbito regional."

Por ordem classificatória, consta:

Ana Paula Alberton de Mello, com o projeto - Ruínas invisíveis: a fotografia como ferramenta para a preservação das moradias camponesas em Cristal - Categoria Memória e Patrimônio

Maicon Rodrigo Kringel, com o projeto - Ritmos gaúchos na Bateria - Categoria Música

Eltom Lacerda de Lacerda, com o projeto - Do íntimo ao universal - Categoria Música

Vinícius Sodré Krinton, com o projeto - Guitarra pampeana - Categoria Música

CONFIRA O RESULTADO

Candidatos selecionados

Os selecionados possuem 10 dias para encaminhar a documentação para contratuar o financiamento do projeto.