05/04/2024

Investimento em Tecnologia de Ultrassom para Aprimorar a Pecuária em Cristal

A aquisição do aparelho de ultrassonografia possibilita agora um diagnóstico precoce de gestação para bovinos

Recentemente, o município de Cristal viu um passo significativo em direção ao avanço tecnológico na pecuária, com a aplicação do Programa de Melhoramento Genético em bovinos, através da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Essa iniciativa, fruto de uma parceria entre a Emater/ESREG-POA e a Prefeitura Municipal, visou revolucionar a pecuária local, aumentando a eficiência reprodutiva do rebanho e, consequentemente, a rentabilidade dos criadores.

No município de Cristal, o Programa já beneficiou 30 propriedades rurais ao longo de seis anos, com a aplicação da IATF em cerca de 2500 animais, entre gado de corte e leiteiro. Agora, visando expandir o alcance do programa, foi realizada a aquisição de um aparelho de ultrassonografia veterinária, o que permitirá dobrar o número de propriedades atendidas.

A aquisição do aparelho de ultrassonografia possibilita agora um diagnóstico precoce de gestação, com resultados já aos 30 dias para bovinos. Permitindo uma programação mais precisa da rotina reprodutiva nas propriedades e otimização do agendamento de novas adesões ao programa.

O investimento em tecnologia de ultrassom para uso veterinário representa um passo fundamental para impulsionar a pecuária em Cristal, melhorando a eficiência reprodutiva do rebanho e garantindo maior rentabilidade aos produtores.