22/05/2020

Sec. de Saúde

Município lança protocolo de apoio ao fortalecimento da imunidade com suplementação de vitamina

Ação tem respaldo técnico e científico para fortalecer a resposta imunológica da população

Estudos epidemiológicos têm constatado que uma parcela significativa da população mundial, independente de idade, etnia e localização geográfica, apresenta baixos níveis séricos de vitamina D. Diante da importância desta vitamina no processo de revitalização da imunidade, na atual situação de fragilidade vivida devido a pandemia do Covid-19, o protocolo lançado hoje (22) pelo Município de Cristal em ação da equipe Municipal da Saúde, propõe a suplementação de um composto vitamínico com objetivo de fortalecer a resposta imunológico do indivíduo.

O principal fator é melhorar a imunidade dos munícipes o mais precocemente possível, gerando uma maior e melhor qualidade do sistema imune, estando assim o corpo e metabolismo mais preparados para lidar com qualquer tipo de doença infectocontagiosa.

É importante frisar que o uso da vitamina D não exclui absolutamente a possibilidade de contrair uma patologia, mas sim aumenta as defesas do nosso corpo contra possíveis agentes infecciosos, tornando nosso processo de cura mais rápido e eficaz.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo, porém sua ação depende da síntese na pele pela exposição solar.

Outra suplementação importante que deverá ser realizada é a do Zinco, um micronutriente encontrado principalmente em carnes, laticínios, frutos do mar e cereais, sendo um micronutriente essencial para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica.

Além da suplementação, recomenda-se a exposição solar de 15 a 20 minutos diários para potencializar a captação de vitamina D, e um copo de 200 ml de água com suco de um limão duas vezes ao dia (manhã e tarde).

A suplementação será orientada e prescrita pelos profissionais da Saúde no protocolo vigente, conforme idade e condição física.

A Secretaria Municipal de Saúde está adquirindo os suplementos e irá realizar a compra pública para despensar em suas farmácias municipais, o que pode levar 2 semanas, entretanto resolve já indicar formalmente pois quem puder já adquirir, pode iniciar o uso imediatamente.

Acesse o protocolo no documento abaixo:

Documento(s)