27/10/2022

Sec. de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Na última quarta-feira (26), aconteceu o Dia de Campo, Pecuária Familiar e Preservação do Bioma Pampa na Agropecuária Garupa

A atividade aconteceu na propriedade do Sr. Jose e a Sr.ª Vera Gonçalves.

Na última quarta-feira (26), a Emater/Ascar-RS, com apoio da Prefeitura Municipal de Cristal, Afubra, CPFL renováveis e Sicredi promoveram um Dia de campo sobre Pecuária Familiar e Preservação do Bioma Pampa, direcionado a agricultores e pecuaristas familiares, estudantes e demais interessados na temática.

A atividade aconteceu na propriedade do Sr. José e a Sr.ª Vera Gonçalves, a Pecuária Garupa, localizada na Colônia Nova, interior do Munícipio.

A Emater desenvolveu os projetos de pastoreio rotativo e preservação do bioma pampa e de melhoramento genético na propriedade, que apresentou ótimos resultados, com uma melhor oferta de forragem e melhor qualidade no rebanho bovino.

O Dia de Campo teve como finalidade incentivar a atividade pecuária aliada ao cuidado com o Meio Ambiente.

Na ocasião, estavam a disposição do público seis estações informativas, apresentando diferentes temas, como sucessão rural, implantação de pastoreio rotativo, recuperação e preservação do bioma pampa,  manejo reprodutivo e  melhoramento genético de bovinos, prevenção de doenças e controle de carrapatos em bovinos, manejo do campo nativo ressaltando a importância da  relação da área foliar residual e a taxa de intercepção da luz solar, a importância da biodiversidade presente nos campos sulinos.
Cristal possui 11 propriedades com o projeto de pastoreio rotativo em campo nativo, projeto desenvolvido em parceria com a SEMA e CPFL renováveis.

Cerca de 800 pessoas estiveram acompanhando a atividade.

O evento ainda reuniu pesquisadores, extensionistas rurais e pecuaristas familiares.

A Afubra disponibilizou almoço para o público presente, que encontravam-se divididos entre o Centro de Eventos Municipal e a Agropecuária Garupa.

Agradecemos a presença de todos!

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS IMAGENS REGISTRADAS