ALT + [Nº de atalho] 1 ir ao conteúdo 2 ir ao menu 3 ir à pesquisa 4 ir ao rodapé
Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
06/04/2020

Nota de Pesar

Falecimento de Renato Zenker (Presidente do Comitê Gestor de Gerenciamento da Bacia do Rio Camaquã

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Prefeitura Municipal com enorme pesar comunica o falecimento do Sr. RENATO TAIFFKE ZENKER, Eng. Agrônomo presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.
Foi Secretário Municipal de Meio Ambiente da cidade de Camaquã, grande defensor das causas ambientais, foi responsável pela implantação da coleta seletiva no município, de 2001 a 2004, periodo em que assumiu a pasta da então subsecretaria de meio ambiente. Durante o periodo em que não esteve a frente da SMMA, sempre lutou ao lado de seus colaboradores pelas causas ambientais. Voltou de 2016 a 2018. 


O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã
É uma organização que reúne representantes de diversas entidades atuantes na bacia hidrográfica, com a finalidade principal de gerenciar os usos e a conservação dos recursos hídricos.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã foi instituído pelo Poder Público, através do Decreto Estadual n.º 39.638/1999, com base na Lei 10.350/1994, e instalado no dia 13 de abril de 2000, no município de Camaquã, com a finalidade de promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia do Rio Camaquã. O Decreto 43.993, de 2005, fez alterações na composição do comitê. 
Junto à autoridades e membros da comunidade em Cristal, atua também em defesa da mineração no Alto Camaquã.

"Não há como falar no amigo Renato Zenker sem lembrar de suas lutas e conquistas em prol do meio ambiente. Nosso defensor do Rio Camaquã com garra e transparência, tanto na função de Presidente do comitê Gestor, quanto em momentos solicitados por nós Cristalenses, opinando e sugerindo técnicas e profissionais para a preservação da natureza. Descanse em paz, amigo

(Érinton Braga - Membro do Comitê Camaquã)


" Acompanhei e participei de seu trabalho desde a criação nos anos 90 do Consórcio Intermunicipal de Defesa do Rio Camaquã - CIDERCA, onde teve relevante atuação em defesa das causa ambientais, época em que estas lutas eram pouco difundidas"

(Arnildo Bartz - Secretário Municipal de Cristal-RS e Comunicador)

 

Outras Notícias