18/08/2021

Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude

Parque Histórico Bento Gonçalves da Silva é contemplado com R$1 milhão de reais para restauração, recuperação e exposição

Patrimônio Cultural no município receberá um alto investimento por meio do Programa do Estado Avançar na Cultura

Nesta terça, 17 de agosto, no Dia do Patrimônio Cultural, o Prefeito Municipal Marcelo Krolow e o Eutálio Germano da Silva, Diretor do Parque Histórico Bento Gonçalves da Silva, estiveram presentes no Palácio Piratini, para o lançamento do Programa Avançar na Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O novo programa do E⁣⁣⁣stado prevê um investimento de R$76,1 milhões no setor cultural no próximo ano, buscando incentivar uma área que movimenta a economia e a vida.

O Programa contempla um investimento no Parque Bento Gonçalves que faz parte do eixo Patrimônio Cultural do Avançar na Cultura, totalizando o valor de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) que será dividido entre:
  • Elaboração da nova exposição: R$100 mil
  • Execução da nova exposição permanente: R$350 mil
  • Obras de conservação da sede do Parque e qualificação das estruturas de entorno: R$400 mil
  • Recuperação da entrada do Parque: R$100 mil

Além do município de Cristal, na região Sul do Estado, o Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, receberá o valor de R$500.000,00 (quinhetos mil reais). Em todo o Rio Grande do Sul, será investido um valor de total de R$ 35,1 milhões para qualificação, preservação e recuperação predial de 22 instituições.

⁣⁣⁣