16/03/2020

Prefeita Municipal institui comitê para contingenciar o novo coronavírus, com boletins diários à comunidade

Medidas de contingenciamento já são adotadas pelo Executivo Municipal em virtude do COVID-19

O Secretário Municipal da Saúde e Gestor do Comitê,  Alexandre Goldbeck informou nesta manhã na rádio Cristal Web, medidas de prevenção para que a doença não chegue em nosso município. Estamos na Fase 1, considerada ainda a fase de prevenção.

A Prefeita Fábia Richter alertou para que fiquemos atentos com a facilidade de entrada do vírus por conta da BR116, pedágio, paradouros, postos combustíveis.

A letalidade dessa doença é considerada baixa, no entanto a transmissão é muito rápida. Fiquemos atentos ao nossos comportamentos! Evitem atitudes que te colocam em risco ou às pessoas próximas. A medida de cancelamento das aulas deve ser profilática, ou seja, antes de haver casos, portanto há chances de acontecer imediatamente.

• Se for do interior não venha à cidade. Se estiver doente a equipe de saúde atenderá na residência.

• Ensine às crianças a lavar as mãos adequadamente

O plano de contingenciamento da equipe de saúde é o seguinte:

• Grupos cancelados

• Aulas canceladas (a partir de 17/03/20)

• Transporte Escolar para fora do município cancelado

• Equipes informando a população

• Distribuição de álcool em gel nas escolas e setores públicos

• Se estiver doente não te exponha

• Idosos devem ficar em casa

• Ter hábitos adequados de higiene das mãos

O protocolo de atendimento e tratamento de todo o país é o isolamento domiciliar. O vírus precisa do resguardo, ou seja, se não há piora dos sintomas, mesmo havendo apenas suspeita, recomenda-se ficar em casa e evitar ao máximo o contato com outras pessoas.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

O que você precisa saber e fazer.

Como prevenir o contágio:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

Informações devem ser acessadas de páginas de fonte segura, confira a página do Ministério da Saúde:  https://coronavirus.saude.gov.br/

Documento(s)