15/06/2020

Prefeita reúne-se com Gerente Regional de Produção Agrícola da Souza Cruz

Produção local e regional, e cenário comercial foram pautas da reunião entre o executivo e representantes da empresa do ramo do tabaco

Reuniram-se, no Gabinete, na tarde do dia 11, a Chefe do executivo municipal Enfª Fábia Richter, o Vice-Prefeito Rudi Trapp, a Secretária Municipal do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Geni Lilge com o Gerente Regional de Produção Agrícola da empresa Souza Cruz, Paulo Favero.

Tal reunião foi motivada e solicitada pelo executivo para tratar da redução de contratos para a nova safra de tabaco, do calendário 2021, entender os critérios técnicos da empresa para estudar o aporte das famílias afetadas.

Paulo Favero explanou quais são os critérios avaliados na produção do tabaco, falou da realidade comercial de venda e exportação e reforçou que a Souza Cruz permanece na nossa região, mas não esconde que a crise sanitária afeta o cenário de exportação do tabaco.

Os aspectos técnicos de avaliação dos produtores são relativos à sustentabilidade, pontos sociais e ambientais são importantes para a empresa, o uso de novas tecnologias no campo, o uso de EPI’s, o não uso de lenha nativa, não uso de mão-de-obra infantil na lavoura, condições não insalubres no manejo, uso responsável da água e cuidado com aplicação de defensivos, além de produtividade e qualidade do produto.

Outros municípios foram ainda mais afetados pela cota de cortes, como Camaquã, Dom Feliciano e Chuvisca. Depois de um pico de crescimento em 2015-2016, enfrenta-se agora uma queda. Ainda mais com a crise hídrica sofrida pelo Rio Grande do Sul, decaindo a qualidade do produto e aumentando seu preço.

A empresa não descarta a possibilidade de retomada de contratos.  Possui um trabalho forte de  certificações dos produtos e produtores, em prol da sustentabilidade e para que o tabaco brasileiro tenha crescimento nas vendas externas.

O executivo acolheu as informações vindas da empresa para estudar como pode fortalecer os produtores locais na produção agrícola.