11/08/2020

Sec. de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Produção de hortaliças em maior escala no município

Produtores do município investem em maior produção de hortaliças

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano, das quais 65% são consumidas internamente e 35% são destinadas ao mercado externo. Já o mercado brasileiro de hortaliças é altamente diversificado e segmentado, com o volume de produção concentrado em seis espécies – batata, tomate, melancia, alface, cebola e cenoura, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção.

Em Cristal onde os comerciantes realizam a compra de hortifrutigranjeiros nos centros maiores como a capital do Estado, esta realidade já vem mudando em virtude de que novos produtores estão investindo nesta produção.

Fazendo um híbrido entre a produção comercial em que se produz pouca variedade e muita quantidade e a produção caseira, mais variada e totalmente livre de agrotóxicos, o mercado vem crescendo a medida em que os produtores entregam seus produtos direto ao comércio, sem outros custos, como transporte, pedágio e etc.

Produtores como Nelci Peglow da localidade de Capão das Cinzas relata que produz muita variedade e tem sempre a compra garantida, e também Volmário Müller, que como mostra a foto, cada vez mais abre espaço em sua propriedade na área urbana do município, que antes produzia quase que exclusivamente o fumo.
O vice-prefeito Rudi Trapp acompanha de perto estas mudanças por conhecer o meio rural, orientando, e apoiando através do executivo municipal com várias ações viabilizando  assim o crescimento do negócio.