04/08/2020

Sec. de Educação

Secretaria de Educação apresenta o Programa de saúde e bem-estar do professor

O objetivo do projeto é promover ações de entretenimento e rodas de discussões que possam trabalhar a temática da Saúde e do equilíbrio emocional do profissional durante a pandemia

A Secretaria de Educação promoverá a partir de quarta-feira (5), o primeiro encontro virtual do programa que propõe atenção voltada aos educadores da rede municipal, com pautas sobre a saúde e o equilíbrio emocional dos profissionais durante a pandemia.

O projeto CAFÉ DA TARDE COM contará com encontros semanais, às quartas-feiras, através de plataforma virtual de reuniões.

O projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cristal e pelas Diretoras das Escolas Municipais que, a partir da escuta dos professores indicaram atividades de recreação, autocuidado e bem-estar físico e emocional.

A primeira atividade ocorrerá no dia 5 de agosto, quarta-feira, às 15 horas, e será uma roda de conversa entre os professores e o secretário de educação, sem pauta pré definida. O foco estará na troca de ideias, anseios e dúvidas que ao longo desse período não foram totalmente solucionadas.

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

A pandemia do novo coronavírus fechou escolas e mudou toda a rotina de vida dos profissionais da educação e alunos. Trata-se de uma medida essencial para contenção da doença e diminuição do contágio.

Com a ajuda de suportes remotos os educadores precisaram mudar suas metodologias de ensino rapidamente, afinal de uma hora para outra foram forçados a substituir as aulas presenciais por ferramentas de ensino à distância.

As preocupações dos educadores são muitas e soma-se ao estresse que toda a população vivencia nesse momento, o isolamento e o medo. Por isso, cuidar de quem promove o ensino é essencial para que as práticas pedagógicas, o engajamento e consequentemente a aprendizagem, possam driblar a crise.