06/08/2020

Sec. de Saúde

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Durante a semana divulgamos um material elaborado pelas nutricionistas da equipe municipal da Saúde para conscientizar e esclarecer sobre a importância do aleitamento materno

Agosto é conhecido como o mês dourado e entre os dias 3 e 7 comemora-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno (#SMAM).

Durante a semana divulgamos um material elaborado pelas nutricionistas da equipe municipal da Saúde Chaiane Goulart e Susana Krolow, para conscientizar e esclarecer sobre a importância do aleitamento materno.

São dias importantes na luta pela promoção do aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos do bebê se possível. A SMAM 2020 tem o tema "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável" e seus objetivos circundam na informação sobre a ligação entre amamentar e o meio ambiente; reforçar que a amamentação é um excelente exemplo das conexões entre saúde humana e os ecossistemas da natureza; fixar a importância do aleitamento materno como forma mais segura para o bebê e com nenhum impacto no meio ambiente; envolver familiares na atitude para proteger, promover e apoiar a amamentação.

Estimular a amamentação é um dos melhores investimentos para a saúde infantil. Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe, que o protegem contra doenças, principalmente respiratórias.

Dicas para a amamentação:

• Prepare-se para a hora de amamentar. Escolha um lugar calma e esteja relaxada e conectada com aquele momento.
  • Observe a necessidade do seu filho e faça intervalos de maneira que ele não esteja com muita fome na hora de amamentá-lo, pois o bebê tende a ficar mais estressado e pode não mamar corretamente
  • Praticamente 100% do sucesso da amamentação está relacionado à pega correta. Se estiver com dificuldades procure a Estratégia de Saúde da Família, a equipe de enfermagem vai te auxiliar!
  • Estalos na língua do bebê ou som semelhante a um beijo indicam um pega incorreta e poderá te machucar.
  • Excesso de leite pode evoluir para o empedramento dos seios ou até mesmo a mastite, inflamação da glândula mamária. Se você tem uma produção alta de leite aproveite e doe! Aos poucos o organismo da mulher se adequa à produção necessária do bebê. Não interrompa o aleitamento em caso de empedramento, procure a ESF.
  • A melhor dica é: a estratégia de saúde da família é sua aliada! Em caso de dúvidas ou necessidade, procure sua agente comunitária ou sua unidade de referência!

Confira nos cards disponibilizados abaixo dicas essenciais para saúde de mães e bebês, eliminando mitos e reforçando fatos.