02/08/2022

Sec. de Educação

Seminário de Abertura do 2º Semestre Letivo de 2022 aconteceu nesta terça-feira (02)

O Palestrante Roger Castro animou os participantes durante o dia

Aconteceu nesta terça-feira (02/08), no Salão Paroquial da Igreja Católica, Sagrada Família o Seminário de Abertura do 2º Semestre Letivo de 2022.

A atividade contou com uma apresentação pra lá de animada com a marcante presença da Dona Literata, "Um show de aula!" No turno da manhã. Já a tarde o Palestrante Roger Castro envolveu os presentes com a Oficina de Contação de histórias.

Estiveram reunidas cerca de 100 pessoas, dentre elas o Prefeito Municipal Marcelo Luis Krolow, a Secretária de Educação, Cláudia Simone Vitola Schranck, o Secretário do Turismo, Esporte, Cultura e Juventude, Henrique Carlos Schrank Junior e Profissionais da rede Municipal e Estadual de Educação.

Envolvente, fascinante, encantadora “Dona Literata”,, personagem criada por Roger Castro em 2010, nasce preocupada em motivar diferentes públicos ao gosto da leitura e fazer artístico. Assim é esta senhora educadora aposentada com mais de 40 anos de sala de aula com histórias hilariantes.

O educador, contador de histórias e animador cultural Roger Castro, tem realizado trabalhos em diversos municípios do Brasil interpretando entre seus personagens Dona Literata.

Uma senhora de idade, professora aposentada, viúva quatro vezes em busca de seu quinto finado marido. Esta jovem senhora busca por meio da comédia e integração com o público, motivar e integrar os participantes.

Dona Literata tem participado como apresentadora e animadora nos mais variados eventos, de Feiras de Livros à convenções empresariais. Nossa motivadora Literata apresenta o espetáculo “Um Show de Mulher” e realiza a palestra “Um Show de Aula”. O espetáculo foi concebido na sua vivência repleta de fatos hilários do cotidiano de uma mulher que merecem ser compartilhados com a plateia. A comédia e integração com o público possibilitam a abordagem de valores para motivar e promover a integração entre aluno, educador e a comunidade escolar.

Roger Castro é criador e diretor da Empresa Roger Castro Eventos e do Grupo de Contadores de História e Animação Cultural Vivandeiros da Alegria. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul; Graduado em Pedagogia pela UNINTER de Caxias do Sul. Além disso, possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade de Cruz Alta. Foi Professor de Artes e Coordenador do Grupo de Teatro do CETEC - Universidade de Caxias do Sul/ UCS em Veranópolis/RS.

O momento foi de grande valia para os profissionais, através da Oficina Pedagógica desenvolvida pelo Vivandeiro, onde puderam realizar atividades em equipe, estimulando a boa convivência e levando consigo o aprendizado para dentro da sala de aula..

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação de Cristal deseja a todos um bom retorno às aulas.