21/06/2021

Sec. de Saúde

VIII Conferência Municipal de Saúde foi realizada na última sexta-feira

Conselho Municipal de Saúde esteve a frente da realização do evento, juntamente com uma participação da Secretaria de Saúde

Nesta última sexta-feira (18), durante a parte da tarde, aconteceu a VIII Conferência Municipal de Saúde. Presencialmente, o evento ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Católica Sagrada Família e, de maneira remota, foi transmitido pelo página oficial do Facebook da Prefeitura Municipal de Cristal.

O Conselho Municipal de Saúde, nos meses de maio e junho juntamente com a comunidade, os profissionais de saúde e a gestão municipal, realizou as pré-conferências como levantamento das propostas que foram trazidas para o evento, reafirmando o papel do controle social como processo político-mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo.

A VIII Conferência Municipal de Saúde, em suas pré-conferências, propôs a avaliação da situação de saúde, a elaboração de propostas a partir das necessidades de saúde locais e a construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde e demais instrumentos de gestão. Presencialmente, tivemos representantes da comunidade, de quilombolas e indígenas, dos profissionais dos serviços, ACS, do nosso Secretário Tiago que participou desta construção.  Além disso, estava presente a Secretária de Estado Arita Gilda Hubner Bergmann, o Prefeito Municipal Marcelo Krolow, o Presidente da Câmara e demais autoridades convidadas.

A Presidente do Conselho, Antoneti Gonçalves, diz o seguinte sobre o evento:

Fiquei muito feliz com o resultado da nossa VIII Conferência Municipal de Saúde, foi muito gratificante. Foi um desafio neste modo virtual. Já havia participado da Conferência anterior, mas está seria diferente e aconteceu. Lógico, com a ajuda da comunidade, do Secretário de Saúde e sua equipe e da nossa convidada, Secretária de Saúde do Estado, Arita Gilda Hubner Bergmann, que enriqueceu nosso evento. Esperamos ter atingido nosso objetivo que é despertar na sociedade o interesse pela participação no fortalecimento e melhoria do SUS, servindo como ligação entre quem utiliza a saúde e quem elabora e executa as políticas de saúde. Muito obrigada pela participação!

A Secretária do Conselho, Maria Dalva Adamoli Thurow, também deu o seu parecer sobre a conferência.

Estamos muito felizes, realizamos nossa Conferência Municipal de forma virtual e foi um belo evento com a participação de autoridades municipais e a participação especial da Secretaria Estadual de Saúde. Foi um desafio. Utilizamos as ferramentas que a tecnologia nos oferece para discutir saúde em tempos de pandemia e de maneira inusitada realizamos nossa VIII Conferência Municipal de Saúde de forma virtual.

Além disso, a Secretária do Conselho Municipal de Saúde, atenta a comunidade ao dizer que não podemos ver uma conferência municipal somente como evento, pois precisamos entender a Conferência Municipal como o momento mais importante do controle social, constituindo-se um espaço privilegiado para discussão e deliberação de questões primordiais ligadas ao campo da Saúde como Política Pública, especialmente quanto aos seus fundamentos, princípios básicos, diretrizes gerais e prioridades que devem nortear as ações de Saúde no Município.  Ao final, a Secretária do Conselho agradece aos que estiveram presentes e, de forma especial, a Presidente do Conselho Antoneti Gonçalves e a todos os conselheiros.

Confira as imagens abaixo.

Clique aqui para ter acesso a primeira parte da VIII Conferência Municipal de Saúde.

Clique aqui para ter acesso a segunda parte da VIII Conferência Municipal de Saúde.