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SETOR DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRISTAL

Para garantir um atendimento eficiente e direcionado às necessidades de saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Cristal organiza seus serviços em três setores principais: Policlínica 24h, Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Especialidades. Cada setor tem um fluxo de atendimento específico, orientado para acolher, tratar e encaminhar os pacientes conforme a complexidade do caso. A seguir, apresentamos os detalhes sobre o funcionamento de cada setor:

Policlínica 24h

A Policlínica 24h é um espaço de atendimento especializado em urgências e emergências, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os serviços oferecidos estão focados em garantir um cuidado integral e ágil aos pacientes em situação de risco. Confira os serviços disponíveis:

Fluxo de Atendimento:

  • Pacientes com quadro grave, como traumas, crises respiratórias ou dor intensa, são acolhidos pela equipe de classificação de risco e priorizados conforme a gravidade.
  • Casos menos graves são atendidos e posteriormente direcionados para agendamento de consulta e seguimento do acompanhamento na ESF de referência, caso não haja risco imediato.

Serviços Essenciais:

  • Acolhimento e classificação de risco (Protocolo de Manchester)
  • Atendimento médico emergencial
  • Observação e estabilização até 24h em atenção especializada
  • Encaminhamento para investigação e/ou internação hospitalar, quando necessário

Procedimentos e cuidados oferecidos:

  • Administração de medicação (oral, intramuscular, sublingual, subcutânea, endovenosa, nasal, ocular, otológico, tópico, retal, entre outros)
  • Oxigenoterapia
  • Controle de sinais vitais
  • Sutura simples
  • Curativos para feridas agudas
  • Atendimento a vítimas de violência (acolhimento, orientação e encaminhamento)
  • Primeiros socorros para casos de intoxicação e envenenamento
  • Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatites, glicemia capilar, entre outros)
  • Sala de estabilização para casos graves

Serviços complementares:

  • Eletrocardiograma
  • Exame de raio-x

Contato: (51) 3678-1001


Estratégia da Saúde da Família (ESF)

A Estratégia da Saúde da Família oferece cuidado integral e humanizado para todas as faixas etárias. Nas unidades da ESF, você encontra ações de promoção, prevenção e tratamento para diferentes condições de saúde.

Fluxo de Atendimento:

  • Os pacientes são atendidos prioritariamente por agendamento, visando ações preventivas e acompanhamento contínuo.
  • Casos crônicos ou que necessitam de acompanhamento regular, como diabetes e hipertensão, são atendidos na ESF e, quando necessário, encaminhados para especialidades na Policlínica ou via Regulação (Gercon).
  • Situações de urgência e emergência devem ser direcionadas à Policlínica 24h.

Ações de Promoção e Prevenção:

  • Saúde da mulher, criança, adolescente e idoso
  • Saúde mental (grupos terapêuticos e acompanhamento psicológico)
  • Planejamento familiar
  • Prevenção ao câncer
  • Pré-natal e acompanhamento do puerpério
  • Controle de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e outras)

Serviços oferecidos:

  • Curativos e inalações
  • Administração de medicamentos (oral, intramuscular, subcutânea, endovenosa, tópico e ocular)
  • Inserção de sondas e cateteres
  • Vacinas (conforme calendário nacional de vacinação)
  • Tratamento odontológico
  • Distribuição de medicação básica
  • Encaminhamentos para especialistas
  • Atendimento domiciliar para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção
  • Educação em saúde (oficinas de alimentação saudável, cuidados com bebês, controle de diabetes, entre outros)
  • Acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família

Horário de Funcionamento: 08h - 12h e 13h - 17h

Contatos:

  • ESF Central/Panorama: (51) 3678-1230
  • ESF Butiá: (51) 99789-9171
  • ESF Formosa: (51) 99577-6220

Especialidades Médicas e Assistência Multidisciplinar

Os serviços especializados visam atender casos que demandam acompanhamento contínuo ou intervenções específicas. Os atendimentos ocorrem na Policlínica 24h, nas Unidades de Saúde ou no Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES).

Fluxo de Atendimento:

  • Para ser atendido por um especialista, o paciente deve passar inicialmente pela ESF ou Policlínica, onde será avaliado e, se necessário, encaminhado.
  • Após o encaminhamento, os agendamentos são realizados no setor de regulação ou diretamente nas unidades.
  • Em caso de retorno ou continuidade do tratamento, o paciente deverá seguir as orientações da equipe médica.

Especialidades médicas e multidisciplinar oferecidas:

  • Nutrição
  • Psicologia
  • Cardiologia
  • Traumatologia
  • Psiquiatria
  • Neurologia
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Pediatria
  • Microcirurgias
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Terapia Ocupacional
  • Prótese dentária
  • Assistência social

Para agendar consultas:

  • Solicite encaminhamento na UBS de referência.
  • Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio no setor de regulação ou diretamente nas unidades.

Contato: (51) 3678-1043